TAYANE SANSCHRÍ

domingo, 22 de agosto de 2010

Medo de se envolver



"São muitos os dilemas da paixão amorosa. Muita gente se convence de que amar é sofrer", diz a sexóloga e escritora Maria Helena Matarazzo. "Uma das maiores contradições a respeito do amor é que, se ele não tem continuidade, não se realiza. Em contrapartida, se continua, pode acabar se enfraquecendo. O amor moderno é flutuante, episódico, sem compromisso com o amanhã", diz ela.
Essa pode ser a razão pela qual é tão comum que as pessoas desenvovlam o medo de se envolver com alguém. Diante da falta de comprometimento na relação, a pessoa tem medo de se apaixonar de verdade e sofrer.
Algumas pessoas, mais idealistas, descrevem o amor como ele deveria ser. Outros mais realistas, crêem que ele é incerto e pode causar dor. Para Maria Helena, "o amor deve se encaixar à vida. Todos querem amar, mas têm medo porque acham que não vão receber o mesmo amor de volta. O resultado são renúncias, desapaixonamentos e abandonos que criam uma enorme descrença em relação ao amor".

Alguns dos temores mais comuns que podem acabar com as chances de um romance antes que ele aconteça.

* Medo da Frustração - o receio de que dê tudo errado e o outro acabe pondo um fim na situação é muito comum, até porque isso realmente acontece várias vezes na vida de todas as pessoas.

O que fazer? Deixe fluir - para a maioria, no entanto, um dia o acerto acontece, desde que se dê uma chance para o destino (ou para a sorte). Enquanto não encontra a pessoa certa, por que é que você não vive o amor com quem tem amor pra te dar?

*Medo do compromisso - namorar alguém não quer dizer que você esteja comprometido (a) a ponto de ter que conhecer a família dele (a), almoçar com a sogra todos os domingos e, num prazo determinado, se casar! Muita gente perde bons momentos na vida por medo de entrar numa situação da qual não consiga sair depois. Se este é o seu receio, isso é sinal de que você precisa fortalecer a sua capacidade de dizer o que sente e fazer as escolhas que deseja.

O que fazer? Ouse e o poder lhe será dado - quem não arrisca, não petisca - o mais porvável é que você viva alguns relacionamentos para que, depois de algumas experiências, queira se comprometer com alguém pra valer. Quando isso acontecer, se comprometa com muita satisfação. Mas se não se arriscar, jamais saberá do que estamos falando.

*Medo de sofrer - é o velho medo de amar demais e ser abandonado (a), morrer de ciúmes ou sofrer uma decepção. Pode ser que isso aconteça, faz parte do jogo da vida. Mas é você quem escolhe a sua atitude diante do que lhe acontece. o medo de sofrer, em geral, não tem fundamento e ao fazer isso, você só está projetando no futuro algo que aconteceu no passado. Lembre-se: O futuro não é igual ao passado. Transforme o medo de sofrer em poder pessoal e consciência de que você pode e deve pilotar as suas reações diante das experiências que se apresentam.

O que fazer? Foque no positivo - estabeleça limites para si mesmo (a) e eduque-se emocionalmente. Preste atenção em suas atitudes e pensamentos. Não se permita seguir caminhos destrutivos, nem reforce pensamentos negativos. Se eles aparecerem, e aparecem, deixe que retornem para o nada de onde se originam. Imagine a vida feliz que quer levar ao lado de alguém e esforce-se para conquistar o que deseja. Onde você coloca a sua energia. Escolha pensar e mentalizar o que deseja.

*Sentir-se incapaz - a baixa auto-estima ou a visão negativa de si mesmo (a) pode fazer com que uma pessoa duvide de sua capacidade de fazer alguém feliz, de levar uma vida boa e tranquila. Quem não se sente merecedor (a) de amor, acaba sabotando os relacionamentos sem perceber. Tenha em mente que se alguém o (a) escolheu, é porque gosta do que vê em você e tem boas expectativas quando imagina a vida ao seu lado.

O que fazer? Cultive a auto-estima - você não precisa expor essa sensação de que não se sente digno (a) de ser amado (a). Ele (a) não precisa e nem deve saber de sua sensação de inferioridade, pois isso depõe contra você. Se sentir que precisa de um apoio, procure ajuda de uma psicoterapia ou mesmo de amigos mais experiente em quem confia.
Lembre-se: se você se der uma oportunidade e relaxar, verá que a vida segue seu caminho naturalmente e a alegria estará nas menores coisas. À medida que buscar a harmonia sem se cobrar muito, mas sendo o seu melhor e se esforçando para superar as suas limitações, ganhar segurança, perceberá que merece, como qualquer outra pessoa, viver um relacionamento feliz.

*Medo que tudo dê errado - se você tem medo de entrar numa relação e depois tudo dar errado, atenção. É provável que você esteja projetando sofrimentos passados no futuro. Transforme essa crença de que todas as pessoas irão decepcioná-lo (a). Se você já sofreu muito no amor é mais uma razão para mudar esse padrão e se abrir para uma nova e bem sucedida experiência.
O que fazer? Nada de tentar prever o futuro - em vez disso, viva da melhor maneira que conseguir a cada dia. Quem está presente no aqui e no agora, constrói a cada momento, um futuro pleno. Tenha em mente que sua felicidade ou tristeza dependem de você mesmo(a). Lembre-se: quando um trem não pára na nossa estação é porque não era o nosso trem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário