TAYANE SANSCHRÍ

domingo, 20 de março de 2011

Infidelidade feminina



Por: Dra. Sandra Samaritano

Há muitos anos, a infidelidade feminina era considerada um tabu. A mulher que traía era malvista e intitulada “adúltera”. Seu marido, na maioria das vezes, era considerado vítima.

Os tempos mudaram...

Com a mudança de valores, a sociedade se tornou mais aberta, liberal, e a infidelidade feminina começou a ser encarada com mais naturalidade, especialmente pelas mulheres.

O comportamento feminino pode ser o mesmo, mas os valores de cada uma são diferentes. As mulheres têm se permitido serem infiéis quando estão num relacionamento que não as satisfazem.

Reescreveram o seu papel feminino se tornando mais flexíveis e deixando o papel de passividade ou de submissão para trás.

As mulheres conquistaram o direito à escolha, dando vazão aos seus desejos, anseios e prazer. Escolha esta de um relacionamento compatível com seus desejos, mesmo que isso implique em infidelidade.



Mas o que leva a mulher a trair?

Existem várias razões que levam a mulher à infidelidade: carência afetiva e envolvimento emocional, aventura sexual sem compromissos emocionais, qualidade no relacionamento, insatisfação, história de vida, dificuldades, angústias, necessidade de autoafirmação ou até mesmo necessidade sexual compulsiva, gostando do risco, da adrenalina, e alguns fatores até patológicos.

A subnutrição amorosa e afetiva leva a mulher, algumas vezes, à infidelidade, mas, através das mudanças de valores, o sentimento de culpa e o remorso têm diminuído gradativamente. Por outro lado, enquanto está sendo infiel ao seu companheiro, podem ser gerados para a mulher sintomas que norteiam seu comportamento, isso porque o mecanismo de compensação do sentimento de culpa é a autopunição. Nesse caso, a infidelidade precisa ser trabalhada para que possa ajudar essa mulher a descobrir qual é a etiologia desses sintomas.

Sendo assim, você mulher e infiel reflita: o que está levando você a desempenhar esse papel em sua vida? Você se sente feliz com essa situação? Se você contar para si o motivo e assumir sua infidelidade não magoando ou machucando o seu companheiro, tudo bem, não tem problema algum. Você está demonstrando o quanto está mais flexível com você mesma em seu papel feminino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário